terça-feira, 7 de abril de 2009

FREQUÊNCIA DOS ÔNIBUS

Tenho observado a distribuição dos ônibus da empresa Pégaso que servem ao Recreio dos Bandeirantes – linha S-20, e à Vargem Grande e Piabas – linha 382.
Ultimamente venho experimentando pegar apenas um ônibus com destino à Vargem Grande, e verifiquei num determinado dia, enquanto aguardava o meu ônibus na Av. Atlântica, esquina com Rua Hilário de Gouveia, cinco(5) ônibus da S-20, e após esse quinto um da 382.
O ponto final, no centro da cidade, fica na Av. República do Paraguai, quase esquina da Rua da Carioca. Me questiono, já há vários meses, cansando em enviar cartas aos nossos veículos de comunicação, mas que ignoram sistematicamente. Tanto é que desisti de fazê-lo, e acredito que outros assuntos aos quais havia feito uso daquele veículo de difusão de problemas, idéias e soluções, não mais me atendem ou não interessam atender-me. Talvez seus propósitos sejam outros. Bem, isso fica para outro artigo.
Voltemos ao caso atual.
Me questiono o por quê daquele empregado da empresa Pégaso, que postado em seu ponto final da Carioca, não perceba a freqüência muito assimétrica entre as linhas a qual gerará um carregamento exagerado do veículo que estiver na dianteira do buraco criado. Serei mais claro.
Quem conhece o percurso das duas linhas sabe perfeitamente que são coincidentes desde a Carioca até o Bingo Recreio, que se situa próximo à entrada da Rua Benvindo de Novaes, em que os da linha 382 se dirigem, ao passo que os da S-20 seguem um pouco à frente para retornarem pela Av. das Américas e entrarem na Rua Gláucio Gil, em direção à praia do Recreio. Porém para aqueles passageiros que precisarem se dirigir aos locais após a entrada na Benvindo de Novaes, cujo destino será a Estrada dos Bandeirantes, Vargem Pequena, Vargem Grande, Estrada do Pontal até o ponto final do Largo das Piabas, este e somente este ônibus da linha 382 servirá para atendê-los.
E foi isso o que aconteceu ontem, segunda-feira, 06 de abril, quando peguei um 382, após a passagem de quatro da S-20, pelo ponto em que estava postado, mais ou menos às 16:30 hs, e pelos cálculos deveria ter saido da Carioca após as 15:45 hs, mais ou menos(número de ordem 87104). Quando ia seguindo pela Av. das Américas, após o laço que existe na Av. Ayrton Sena, foi pegando, pegando e pegando mais e mais passageiros que precisavam usá-lo. O ônibus estava tão cheio de passageiros que o motorista evitou pará-lo em pontos nos quais havia uma multidão de estudantes das escolas Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário